Muitos consideram a República da Espada o primeiro período ditatorial no Brasil. As figuras chaves da época foram os marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca. A repressão era forte contra os levantes populares e os simpatizantes de Dom Pedro II .
Somos um grupo de 5 meninas, estudantes do 3º colegial, cujo objetivo é postar textos e imagens de história diariamente, onde possamos compartilhar os conteudos abordados em sala de aula. Integrantes: Alessa Dua; Ana Carolina Ramos; Giulia Bonatelli; Isabela Cristina; Priscila Ferrari;
terça-feira, 14 de maio de 2013
Republica das espadas (transição) Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Republica das espadas (transição) Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Apesar de implantada a República da Espada, surgiram as disputas entre qual seria o melhor modelo republicano a ser instaurado. Pelo lado dos militares, a idéia de um regime republicano centralizador era defendida. Mas as oligarquias rurais e os grandes cafeicultores paulistas se opuseram à idéia dos militares, pregavam a implantação de um regime republicano voltado aos estados, assim, não poderiam ser controlados economicamente e nem ter sua administração ameaçada. Queriam com esta proposta aumentar o poder de veto e ampliar seus interesses.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário