Foi uma fase de grande desenvolvimento na Europa, favorecida pela existência de um longo período de paz. Países como a Alemanha, o Império Austro-Húngaro, a França, a Itália e o Reino Unido aproveitaram para se desenvolver a nível econômico e tecnológico. Tratou-se de uma época de otimismo entre a população que passou a ter uma grande crençano futuro. Simultaneamente, os trabalhadores começaram a organizar sindicatos e partidos políticos, nomeadamente os socialistas.
Nas grandes cidades o ambiente mudou radicalmente, o que era visível nas principais avenidas, onde se multiplicavam os cafés, os cabares, os atelies, a galerias de arte e as salas de concertos, espaços frequentados pela média burguesia,que tinha cada vez mais posses. O núcleo da Belle Époque era Paris, na altura o centro cultural do mundo.
Durante a Belle Époque surgiram três correntes artísticas a nível da pintura, o fauvismo (Matisse foi o seu maiorrepresentante), o cubismo (onde se destacou Picasso) e o impressionismo (com Claude Monet como iniciador). A nível literário a época ficou marcada pelo surgimento de novos gêneros, como os romances policiais e de ficção científica,onde se destacaram os heróis solitários, como Arsène Lupin ou Fantômas, que se mascaravam e usavam armas modernas e inovadoras.
Houve também grandes progressos a nível da química, da eletrônica e da siderurgia, assim como da medicina e da higiene, o que permitiu fazer baixar as taxas de mortalidade.
Uma das formas encontradas para celebrar todos estes progressos, foi a organização da Exposição Universal de Paris,que teve lugar em 1900, nos Campos Elísios e nas margens do rio Sena.
A Belle Époque terminou com o eclodir da Primeira Guerra Mundial, nomeadamente porque as notáveis invenções daquele período passaram a ser utilizadas como tecnologia de armamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário