quinta-feira, 25 de julho de 2013

New deal


Devido à crise de 1929  que os Estados Unidos enfrentava foi criado o New Deal  (novo acordo), com o intuito de o estado intervir na economia. Os norte americanos viviam o chamado liberalismo econômico onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal.
O “novo acordo” foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt, que foi inspirado nas idéias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros pra que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.
O New Deal abrangia a agricultura, a indústria e a área social. Entre as principais medidas estavam:
- Concessão de empréstimos aos fazendeiros arruinados para que pagassem as suas dívidas e reordenassem a produção;
- Controle da produção visando à manutenção dos preços dos produtos;
- Fixação dos preços de produtos básicos, como carvão, petróleo, cereais etc.
- Realização de diversas obras públicas, para a criação de novos empregos, visando os milhões de desempregados.
- Aumento do salário dos empregados;
- Criação de um salário-desemprego para aliviar a situação da miséria dos desempregados;
- Jornada de trabalho de 8 horas;
- Legalização dos sindicatos;
- Erradicação do trabalho infantil;
- Erradicação da previdência social;
Este programa não liquidou totalmente a crise econômica, mas manteve a estabilidade. A partir de 1935, a economia do pais voltou a se estabelecer, mas só se restabeleceu totalmente com a Segunda Guerra Mundial.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Filme: Olga



O filme conta a história de Olga Prestes. Nascida, filha de pais judeus.Após libertar seu namorado Otto Braun da cadeia, eles são forçados a fugir para a União Soviética, onde recebem treinamento de guerrilha. Olga logo se destaca no Partido Comunista, onde conhece Luís Carlos Prestes, que viria a se tornar um dos principais líderes comunistas do Brasil. Em 1934, quando Prestes volta ao Brasil, Olga é designada para escoltá-lo. Passam a viver na clandestinidade enquanto planejam a derrubada do governo de Getúlio Vargas. Durante este período, a relação amorosa entre Prestes e Olga amadurece e ela fica grávida em 1936.

Quando o movimento revolucionário é derrotado pelas forças de Vargas, Olga e Prestes são presos pelo chefe de polícia. Diante de rumores de que seria deportada, Olga divulga sua gravidez e solicita asilo político por ser casada e estar grávida de Prestes. O governo Vargas, que neste momento simpatizava com a ditadura de Adolf Hitler, deporta Olga, mesmo grávida de sete meses. Na prisão alemã, dá à luz uma filha que batiza de Anita Leocádia, em homenagem a Dona Leocádia, mãe de Prestes. Após o período de amamentação, a menina foi retirada de Olga e entregue à sogra. 

Após anos de prisão em campos de concentração, durante os quais a opinião pública internacional fez inúmeras tentativas de libertá-la, Olga é morta na câmara de gás. Somente anos depois, Prestes e sua filha leriam a última carta de Olga, onde faz uma comovente despedida.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O menino do pijama listrado

Esse filme conta a historia de duas crianças que segundo a inocência dessas, se achavam muito parecidas, a idade, o gosto por brincadeiras, porém sempre houve uma barreira entre essas crianças, melhor dizendo, uma cerca os separava. Um era de família judia, e o outro filho de um representante nazista. O filme mostra a diferença de como esses dois meninos viviam, até que um dia a crueldade nazista acaba com essa inocente amizade.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dia D

O Dia D, 6 de junho de 1944, foi a data em que ocorreu o desembarque das tropas aliadas na Normandia (noroeste da França). Este dia é considerado por muitos historiadores como o mais importante da Segunda Guerra Mundial. Foi decisivo na vitória dos aliados contra o Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O nome oficial deste plano militar era Operação Overlord.
A região era dominada pelos alemães na chamada Muralha do Atlântico. Os aliados, desembarcaram com mais de 300 mil homens e milhares de armamentos. Os aliados usaram senhas e informações falsas sobre o desembarque, estratégia importante para confundir as tropas alemãs.

Após duras batalhas, a operação Overlord funcionou e os aliados venceram. Esta vitória foi crucial para o avanço dos aliados rumo a vitória sobre a Alemanha em 1945

terça-feira, 9 de julho de 2013

Discurso de Hitler:


Este foi um dos discursos de Hitler em 1934, para cerca de 200 mil crianças da Juventude Hitlerista.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

CAMPOS NAZISTAS


Entre 1933 e 1945 a Alemanha nazista construiu cerca de 20.000 campos para aprisionar os milhões de Judeus, e também social-democratas e outras  vitimas das atrocidades de Hitler. Os campos eram divididos em campos de trabalho forçado, campos de transição, e como campos de extermínio construídos para assassinatos em massa. Milhões de pessoas foram aprisionadas e submetidas a todo tipo de abuso nos campos nazistas. Só nos campos de extermínio,os alemães mataram cerca de 2,700,000 milhões de judeus. Apenas uma pequena parte dos prisioneiros que lá foram colocados conseguiu sobreviver.

domingo, 7 de julho de 2013

Juventude Hitlerista


A juventude Hitlerista foi um tipo de academia obrigatória, para os jovens Alemãs nazistas, que treinavam  crianças e jovens de 6 a 18 anos,  para os interesses nazistas.
Além de um tipo de academia militar, as crianças e jovens eram introduzidas a novas disciplinas de eugenia e ciência racial. Nestes estudos as crianças aprendiam que não poderiam se miscigenar com os considerados não arianos, como os judeus por exemplo.
Hitler acreditava nos jovens como o futuro da nação, e estes idolatravam Hitler acima de tudo.

sábado, 6 de julho de 2013

Suástica

A suástica que um dia estampou a bandeira alemãé um símbolo mistico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, surgida sem bem antes da Alemanha nazista. Foi no contexto nazista que a suástica ganhou sua mais reconhecida interpretação, carregada de memórias tristes deixada pelas atrocidades cometidas por Hitler.
Hitler justificou a escolha da suástica para estampar a bandeira alemã, como uma representação da luta em prol ao triunfo do homem ariano, da raça pura. 

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Diferenças entre FACISMO e NAZISMO.



NAZISMO - Doutrina político social, de caráter totalitário e imperialista, baseada na raça superior exposta inicialmente por Nietzsche, e cujos princípios, foram adaptados pelo partido Nacional Socialista. Na Alemanha foi fundado por Hitler onde o regime político era de caráter autoritário. A essência da ideologia nazista defende o racismo e a superioridade; nega as instituições da democracia liberal e a revolução socialista e apóia o totalitarismo.  Em si é espécie do gênero fascismo, seja como for, o nazismo é um fascismo extremado, mais violento e com preconceito racial muito mais agravante.

FASCISMO - Regime político de caráter autoritário que originalmente é empregado para denominar o regime político implantado por Mussolini na Itália. Suas principais características são o totalitarismo, o nacionalismo e o corporativismo. O fascismo tinha com símbolo um feixe de varas.
Ambos esses sistemas eram totalitaristas das direitas.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quem foi Adolf Hitler?












Adolf Hitler nasceu em 1889 na Áustria, foi um dos ditadores mais poderosos do século XX. Alistou-se voluntariamente no exercito bávaro no começo da Primeira Guerra Mundial, depois Hitler se associou a um grupo nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães, que mais tarde se tornou o Partido Nacional-Socialista Alemão (Nazista).
Em 1921 Hitler tornou-se o líder nazista, e em 1923 organizou uma revolta armada na cidade de Munique, mas o golpe nazista fracassou e Hitler foi preso (durante oito meses); durante o período em que estava preso Hitler passou seus ideais para o papel, escreveu o livro "Minha Luta" ("Mein Kampf"), este que se tornou uma espécie de Bíblia da Alemanha Nazista.
Em 1929 houve uma grande depressão mundial, a economia Alemã entrou em colapso.
Em 1933 Hitler se tornou Primeiro Ministro, principal cargo executivo da República alemã, popularmente era chamado de "Führer" (condutor), inicia-se ai o III Reich (Terceiro Império), Hitler defendia a ideia de um Estado governado por um único partido, o Nazista do qual ele era o líder, logo ele passou a ser considerado um super-homem pelo povo alemão. Outro objetivo de Adolf Hitler era dominar as consideradas por ele, raças inferiores, essas são: judeus, eslavos, ciganos e negros, e também os “doentes incuráveis” homossexuais, epiléticos, esquizofrênicos, retardados, alcoólatras, etc.
O propósito nazista era construir um império ariano, puro e forte centralizado em torno de Hitler. Um objetivo era a expansão territorial e a integração de todas as comunidades germânicas da Europa num "espaço vital" único. Além da própria Alemanha, isso incluiria a Áustria, a Tchecoslováquia, a Prússia (oeste da Polônia) e a Ucrânia.